
Antigo colega do espanhol na época passada não deixa de elogiá-lo, dizendo que "é capaz de passar todo o jogo a subir e a recuar sem acusar o desgaste".
"Didac Vilà é uma força impressionante. Tem uma capacidade física enorme", revelou a O JOGO Rui Fonte, que na última época, no Espanhol de Barcelona, partilhou o balneário com o lateral-esquerdo pretendido pelo Benfica. "Fez uma grande época. Só falhou um jogo no campeonato e sempre a um ritmo impressionante. Ele consegue fazer o flanco todo com uma potência fenomenal", adianta o avançado, explicando a propósito do defesa que está vinculado ao AC Milan: "Ele não pára. É capaz de passar todo o jogo a subir e a recuar e nunca acusa o desgaste."
Depois de uma época em que Emerson mereceu muitas críticas, enquanto Capdevila não conseguiu convencer Jorge Jesus, o Benfica faz da contratação de um lateral-esquerdo uma prioridade para 2012/13. E sem querer comparar o seu colega com os defesas da Luz, Rui Fonte não tem dúvidas em recomendar a contratação.
"O Benfica pode ficar muito bem servido" se garantir o contributo do atleta, acredita, acrescentando: "Pode fazer a diferença no Benfica. Seria uma garantia de qualidade, tanto a defender como a atacar."
E promete ajudar as águias: "Vou dizer-lhe para não pensar duas vezes. O Benfica é um grande clube e seria muito bom para ele."
Com 23 anos, Vilà tem a presença praticamente garantida nos Jogos Olímpicos, que se realizam a partir de julho em Londres, razão pela qual o avançado aponta o defesa como "o futuro da seleção espanhola". "Fui muito elogiado em Espanha", revela, defendendo que pode ainda crescer. Sobretudo se puder jogar ao lado de Capdevila, na Luz: "Com a sua experiência, Capdevila pode dar-lhe importantes conselhos. Pode ajudá-lo a chegar à perfeição."
Convencido pelo poderio ofensivo do jogador - "não é o Coentrão, nunca foi extremo, por isso tem características diferentes", avisa -, Rui Fonte aponta o que Jesus tem de trabalhar. "Vilà pode ainda evoluir no capítulo tático. As suas subidas levam a que por vezes perca a posição", reconhece, frisando, porém, que o espanhol "defende bem".
